Na manhã desta terça-feira (29), o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promoveu o evento de lançamento da segunda etapa do Educa Mais RS, no auditório Francisco Juruena. O projeto, em parceria com a USP, visa impulsionar os indicadores de ensino nas escolas dos 21 municípios participantes, oferecendo mentorias com a participação de renomados especialistas em educação e técnicos do TCE-RS.
A fala de abertura foi do presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto. O presidente destacou que “além de fiscalizar, o TCE-RS também orienta e capacita os gestores públicos. É para atender essa função que desenvolvemos o projeto Educa Mais RS, para auxiliar os municípios na promoção de melhorias na educação pública”.
Em seguida, os presentes puderam assistir a palestra “Recomposição da Aprendizagem e a Melhoria do IDEB 2025”, ministrada pelo ex-diretor do Instituto Ayrton Senna e ex-secretário da educação de Pernambuco, professor Mozart Ramos, da USP. “Essa parceria do TCE-RS com os municípios é fundamental para alavancar a qualidade da educação nos municípios do Rio Grande do Sul. Esse espírito de cooperação é fundamental para que os municípios alcancem essa melhora na escala e na velocidade necessária.”
Na parte da tarde, o auditor de controle externo, Vinicius Lacerda, explicou que o projeto é baseado em cinco eixos: professor, diretor escolar, monitoramento do aprendizado, aluno e equidade. Cada um dos eixos possui uma estrutura para implementação. Dentre eles estão a realização de prova didática nos concursos, a oferta de formação continuada, a realização frequente de avaliação externa alinhada com o currículo, o reforço escolar e os critérios de prioridade baseados na vulnerabilidade socioeconômica. “A meta é transformar a escola num centro de educação continuada”, conclui o auditor.
Dentre os 21 municípios mentorados pelo Tribunal, Lagoa Vermelha, Santo Ângelo, Rio Pardo e Triunfo foram premiados por suas boas práticas na educação. Após a premiação, 11 cidades tiveram a oportunidade de compartilhar seus cases de sucesso.
Os objetivos da iniciativa para 2025 são a disseminação de boas práticas para novas gestões, a atualização dos planos de ação, expediente de auditoria e monitoramento.
Maryanna Lucas e Mateus Rocha – Assessoria de Comunicação Social